terça-feira, 29 de abril de 2025

Lançamento do livro "Marta Rodríguez: Uma Vida em Frente a Câmera", de Hugo Chaparro Valderrama


Na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, às 18 horas, o Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais, o Instituto Humberto Mauro e o professor e cineasta Sávio Leite estarão lançando, na Casa do Jornalista, o livro "Marta Rodríguez: Uma Vida Frente à Câmera", de Hugo Chaparro Valderrama.

O livro é uma biografia da cineasta colombiana traduzida por Leite. Esta é a terceira tradução feita por ele de livros sobre o cinema latino-americano que ele considera essenciais colocar ao alcance dos leitores brasileiros. Suas outras traduções são do cineasta boliviano Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau, "Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo", 2018), e do crítico cubano Dean Luis Reyes, "A Forma Realizada: O Cinema de Animação", 2020).

Na oportunidade do lançamento do livro, será feita uma amostra do trabalho de Marta Rodríguez com a apresentação do curta "Nacer de nuevo" (1986-1987). O filme enfoca as pessoas que perderam sua moradia na irrupção do vulcão Nevado del Ruiz, e que viviam em barracas de campanha montadas pela Cruz Vermelha.

Marta Rodríguez, 92, é documentarista, produtora e diretora. Foi casada com Jorge Silva, que trabalhou como co-diretor em muitos de seus projetos. Numa carreira de mais de 20 filmes, destacam-se "Chircales" (1972), "Campesinos" (1975) e "Nuestra Voz de Tierra, Memoria y Futuro" (1982), que dão ênfase às vidas da classe trabalhadora colombiana.

Rodríguez é considerada uma pioneira do cinema antropológico na América Latina, tendo sido reconhecida por prêmios recebidos em festivais nacionais e internacionais: Cartagena, Oberhausen, Leipzig, Tampere, Huelva, San Francisco, Mannheim e Friburgo.

 

Serviço

Lançamento do livro "Marta Rodríguez: Uma Vida em Frente a Câmera", de Hugo Chaparro Valderrama, 178 p, 2025.

Data: 05 de maio de 2025, segunda-feira

Hora: 18 horas

Local: Casa do Jornalista - Av. Álvares Cabral, 400 - Centro, Belo Horizonte