sábado, 1 de outubro de 2011
PALESTRA EM YEREVAN - ARMENIA (em portugues, ingles e um pouco de Armenio)
Sempre gostei de um cinema mais experimental. Gosto dos filmes do Frances Jean Luc Godard e do brasileiro Glauber Rocha pois acredito que seus filmes são verdadeiros quebra cabeças.Um misto de experimentação e liberdade de criação infinita. Os filmes dos dois cineastas, antes de explicar fazem do cinema o lugar perfeito para o pensamento.
A animação entrou na minha vida em 1998 quando fiz um curso de roteiro para uma futura serie de animação (nunca concluída) na principal Universidade da minha cidade (UFMG). Era um curso de roteiro para uma serie em animação de um personagem cartoon muito famoso no Brasil chamado `O Menino maluquinho’.
Neste curso vi os curtas de Tex Avery. Os curtas eram da série do Chapeuzinho vermelho de uma forma pervertida com um lobo alucinado, uma vovozinha maníaca, inclusive por sexo e com uma chapeuzinho sensual e eventualmente uma cantora de cabaré. Era um cartoon que eu assistia quando criança, mas que, com os olhos de criança não enxergava a sua carga explosiva, irônica e subversiva que estes curtas traziam em suas mensagens. Assisti-lo dentro do curso me abriu a possibilidade de fazer cinema de animação.
Caso semelhante acontece hoje no Brasil onde há mais de três anos os Simpsons é exibido pouco antes da hora do almoço na maior rede televisa brasileira.
Minha primeira animação chama Mirmidoes e é de 2001. Os mirmidoes eram os fieis soldados de Aquiles na Guerra de tróia. Conta a lenda que caíram de uma arvores,como formigas, prontos para a guerra. Depois vieram outros mais: Marte em 2003, Plutao em 2004, Mércurio em 2007 e Terra em 2008.
Sempre gostei de mitologia. Acho que todas as mitologias são fontes inesgotáveis de historias e interpretações. Curiosamente, as pessoas confundem o titulo das minhas animações com o nome dos planetas. Creio ser muito interessante essa associação e confusão. Meus curtas fazem sucesso no Brasil, pois acredito que tem uma veia: ‘faça você mesmo’ de uma forma visceralmente bruta que dialoga com um universo underground. Um submundo poético e bruto que tem muito a ver com a violência latente presente nos curtas. Um assunto muito complicado, mas lidado diariamente no Brasil. Esses curtas também foram selecionados em números festivais ao redor do mundo como para Annecy e Clermont-Ferrand em 2009 e já ganharam vários no Brasil.
A musica também sempre esteve presente. Meu processo criativo perfeito pra fazer uma animação é ter a trilha sonora antes de começar a produção.
MUMIA
O Mumia começou em 2003 como uma brincadeira entre amigos. Desde o inicio essa brincadeira caiu no gosto do publico. No mesmo ano ganhamos uma medalha de ouro em uma bienal de design gráfico em São Paulo.
O Mumia não tem seleção. Aceitamos e exibimos todos os curtas que são inscritos. Nas primeiras edições as pessoas diziam que eu era louco porque poderiam se inscrever muitas produções ruins e seria obrigado a aceitar. Depois de nove edições percebi duas coisas: geralmente os filmes de animação são pequenos. Quando se prepara um programa de uma hora de duração, geralmente 10 curtas compõem um programa. Quando você coloca uma ou duas animações mais pobres o publico não lembra. Somente lembra das que mais gostou.
O Mumia me deu a credencial para falar sobre a animação brasileira recente, pois 90% da produção feita no Brasil é exibida no festival. Desde 2009 estou fazendo mostras especiais de animações brasileiras no exterior: Finlândia, Holanda, Colômbia, Eslovênia, Equador, USA e agora na Armênia.
A animação brasileira está atingindo sua maturidade, não só pela quantidade de filmes produzidos, mas também pela diversidade de técnicas e temas. O Brasil possui pouco mais de 20 longas metragens de animação. Mas a partir do século XXI, a animação brasileira tomou um novo fôlego, em parte pelos incentivos do governo, e por outra parte pelo barateamento das tecnologias digitais e pela fomentação de novas escolas de cinema. Muitos jovens brasileiros hoje tem o seu talento reconhecido e trabalham em vários estúdios famosos ao redor do mundo. O MUMIA – Underground International Film Festival cumpre um papel importante ao dar chances a novos realizadores brasileiros mostrarem seu talento para o publico.
I've always liked a more experimental cinema. I like Frenchfilms of Jean Luc Godard and Brazilian Glauber Rocha because I think his moviesare real brain puzzle. A mixof experimentation and freedom of infinite creation. The Films of the two filmmakers, before explaining, make the cinema a perfect placefor thought.
The animation start to be part of mylife in 1998 when I took a course to be a scripter forfuture animated series (never completed) in the main University (UFMG) of mycity. It was a course to script a series ofanimated cartoon character very famousin Brazil called: `O Menino maluquinho’, `The Nutty Boy '.
In this course I saw the shorts of Tex Avery. The shortswere the series of Little Red Riding Hood with a perverted form of a mad wolf, a maniac granny, including sex, a sexy Little RedRiding Hood and one cabaret singer. It was a cartoon that I use to watch as a child, but that child's eyes could not see that explosivecontext, ironic and subversive that they brought in their shortmessages. Watching them in that course opened up the possibility of making animatedmovies.
A similar situation is happening today in Brazil where for the past threeyears, The Simpsons it’s being broadcast, just before the lunch hour, in the biggestBrazilian television network.
My first animation is called Myrmidons, from2001. The Myrmidons were the faithful soldiers of Achilles in the Trojan War.The tale says that they fell from a tree like ants, ready for war. Then came moremovies: Mars in 2003,Pluto in 2004, Mercury in 2007 and Earth in 2008.
I always liked mythology. I think that all mythologies areinexhaustible sources of stories and interpretations. Interestingly, peopleconfuse the title of my animations with the name of the planets. I think it's avery interesting association and confusion. My shorts are successful in Brazil, because I believe thathas a vein: 'do it yourself' in a way that viscerally gross dialogues with anunderground universe. A poetic and raw underworld that has much to do with thelatent violence in this short. A verycomplicated subject, but handled daily in Brazil. These shorts have also beenselected at numerous festivals around the world as to Annecy andClermont-Ferrand in 2009 and have won several awards in many statesin Brazil.
The music was ever present. My creative process to make aperfect animation is to have the soundtrack before beginning production.
MUMIA
The Mumia began in 2003 as a joke between friends. Since thestart of that joke Mumia fell on the taste of the public. In the same yearMumia won a gold medal in a graphic design biennial in SãoPaulo.
The Mumia does not have a selection process.We accept and display all the shorts thatare subscribed. In the early issues people said I was crazy because they couldsign up many bad productions and we would have toaccept. After nine editions I realize two things:the animated films usually are small and when preparing aprogram of one hour, generally 10 shorts make oneprogram and when you put one or two animations not that good, the audience does not remember, they will remember what they like the most.
The Mumia gave me the credentials to talk about recent Brazilians animation, because 90% of production made in Brazil are displayedat the festival. Since 2009 I am participating in manydifferent animation festivals around the world: Finland,Holland, Colombia, Slovenia, Ecuador, USA and now in Armenia.
The Brazilian animation is reaching maturity, not only by the amount of films, but also by the diversity of techniques and themes. Brazil has slightly more than 20 animated feature films. But from the twenty-first century, the Brazilian animation took a new impetus, in part by government incentives, and partly by the falling cost of digital technologies and the fostering of new film schools. Many young people in Brazil today has recognized his talent and work at various studios around the world famous. MUMIA - International Underground Film Festival plays an important role in giving chances to new Brazilian filmmakers to show their talent to the public.
Բրազիլիական անիմացիան հասնում է հասունության ոչ միայն ֆիլմերի քանակով, այլև տեխնիկական միջոցների և թեմաների բազմազանության պատճառով: Բրազիլիան ունի 20-ից մի փոքր ավել լիամետրաժ ֆիլմեր: 21-րդ դարից սկսած բրազիլիական անիմացիան խորը շունչ վերցրեց մասնակիորեն պետական աջակցության միջոցով և մասամբ թվային տեխնոլոգիաների ու նոր կինոդպրոցների ստեղծման համար նվազող ծախսերի պատճառով: Շատ երիտասարդներ ճանաչել են նրա տաղանդը և աշխատել բազմաթիվ հանրահայտ ստուդիաներում ամբողջ աշխարհով մեկ: MUMIA - միջազգային անդերգրաունդ ֆիլմերի փառատոնը մեծ դեր է խաղում ` հնարավորություն ընձեռելով բրազիլական նոր կինոգործիչներին
Մուտքը ազատ է:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário