sexta-feira, 5 de junho de 2020

lançamento A Forma realizada, Dean Luis Reis





















A Forma realizada, Dean Luis Reis, Pimenta filmes e edições, 247 págs., 2020.
Tradução: Sávio Leite
Mais um livro sobre cinema de animação vem completar a lista de livros dedicados a esse gênero que tanto agrada a crianças a adultos. Sávio Leite, que é professor de cinema de animação e diretor da MUMIA - Mostra Udigudi Mundial de Animação, ativa na capital mineira há dezoito anos, lança A Forma realizada: O cinema de Animação, do crítico cubano Dean Luis Reis, o quarto livro dedicado ao tema lançado pela Mostra e a segunda tradução dele. O livro foi adquirido em Havana, quando Leite foi selecionado para o prestigioso festival de cinema da Ilha, com seu curta Vênus, baseado em poema da escritora brasileira Hilda Hilst.
Como se cartografasse um território, o livro começa com os pioneiros da animação no século 20, mas apresentando novos realizadores do início do cinema que flertavam com a animação, como o suíço Hans Ritcher e o sueco Viking Eggeling. O livro também se propõe a discutir a animação japonesa partindo de dois de seus expoentes, Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki e analisa também a diferença entre o mangá e o anime e como essas obras impactaram o Ocidente.
A produção do realizador cubano Juan Padrón (1947/2020) é alvo de análise. Ele fez um dos filmes objeto de culto em toda a América Latina: Vampiros em Havana, longa-metragem, de 1985. O livro é dedicado ao realizador que morreu em março desse ano e deixou uma obra exemplar.
A animação russa O conto dos contos, de Yuri Norstein, considerada uma das animações mais importante da historia, também recebe uma longa análise no livro, com uma abordagem de seus aspectos técnicos e metafísicos. O autor russo, um dos maiores nomes da animação mundial, cedeu a imagem para a capa da edição brasileira.
Os trabalhos dos estadunidenses irmãos Quay, Stephen e Timothy, mundialmente famosos pelas estranhas animações em stop motion, também são tema de análise e ponte para o desfile de outras personalidades importantes no cinema de animação do leste europeu, como Jan Lenica, Wladyslaw Starewicz e Jan Svankmajer.
O livro ainda traz um capítulo especial sobre o cinema digital e as novas formas de produção, partindo de um curta polonês magistral, de 1980, Tango, de Zbigniew Rybczynski, até os longas feitos em computação gráfica. O livro ainda explora várias facetas do cinema contemporâneo, passando por Steven Spielberg, James Cameron, John Lasseter, assim como autores do cinema que usam recursos da animação em algumas de suas obras, como Chris Marker e Peter Greenaway, até figuras mais undergrounds, como Ryan Larkin.  Além disso, o volume traz uma bibliografia extensa com muitos livros desconhecidos entre nós e um glossário com termos técnicos usados no cinema de animação.

Lançamento: 19 de junho
Livraria Ouvidor BH
R. Fernandes Tourinho, 253, Savassi
(31) 3221-7473
Entregas para todo o Brasil (31) 98316-5228

Nenhum comentário:

Postar um comentário