sábado, 25 de junho de 2022

DIA GUIMARÃES ROSA - Centro Cultural Brasil-Moçambique


 No dia 27 de junho, o Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Leitorado Brasileiro comemoram o DIA GUIMARÃES ROSA, evento em homenagem aos 114 anos de nascimento de um dos maiores escritores do século XX, o mineiro João Guimarães Rosa, nascido em Cordisburgo, em 1908, e falecido no Rio de Janeiro, em 1967, aos 59 anos.

Para tanto, preparamos uma programação on-line para lembrarmos juntos esse paradigmático escritor brasileiro, detentor de uma obra ficcional inigualável ambientada no interior de Minas Gerais, como bem apontaram os críticos literários pelos quatro cantos do mundo.

Em 2022, nossa programação focada a novela A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA, presente em “Sagarana” (1946), livro de estreia do escritor brasileiro. 

8h – MINUTO DE POESIA: poemas "Romance I" e "Romance II" do livro MAGMA, de Guimarães Rosa.

16h – FILME: “A hora e vez de Augusto Matraga” (2011), de Vinicius Coimbra, 107 min. 

Sinopse: Baseado no conto de Guimarães Rosa, o filme conta a história de Augusto Matraga, fazendeiro falido e violento que vive acima da lei no sertão de Minas Gerais. Em dificuldades ele cai numa emboscada que quase o leva à morte. Renascido, Matraga volta-se para a fé e o trabalho árduo em busca de redenção. Anos depois, chega na vila o rei do sertão, Joãozinho Bem-Bem, e seu bando de jagunços. Esta nova amizade atravessará seu destino. Dentro de Matraga, o santo e o guerreiro vão duelar até que chegue sua hora e sua vez.

18h – COMUNICAÇÃO (Live): “Dia Guimarães Rosa: A hora e vez de Augusto Matraga”

O leitor Gustavo Cerqueira conversa com Kaio Carmona, leitor e professor de literatura brasileira na Universidade Agostinho Neto/Angola, e Sávio Leite, professor de cinema no Centro Universitário de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário