segunda-feira, 4 de maio de 2009

É proibido jogar futebol no adro desta igreja ou o retrato de um artista enquanto jovem diante do século XXI e de tudo mais ou Tratado de dissip...



É proibido jogar futebol no adro desta igreja ou
o retrato de um artista enquanto jovem diante do século XXI e de tudo mais ou Tratado de dissipação , principio de redução

Um Filme de Sávio Leite
39 min. Documentário – BH – Cor – 2004

Sinopse:
Documentário sobre a obra de Pedro Moraleida Bernardes. Expoente da arte mineira nos anos 90. Morto aos 22 anos em 1999. Retrata com sensibilidade e rigor a visão crítica e ácida do mundo através de figuras como: Homens-sexo, mulheres-pênis, homens fendidos, línguas, vômitos, costelas, Ave Maria. Para tal a artista utiliza com maestria várias técnicas de expressão: colagens, pinturas, desenhos, esculturas, serigrafias, músicas, escritos. Desenhos de despojos orgânicos iluminam textos, mostram a nudez psíquica no tegumento corpóreo e espalham farelos de existência.




It is prohibited to play soccer in the parvis of this church or
the picture of an artist while young facing the XXI Century and everything more or the treaty of dissipation, the principle of reduction.
Documentary about the masterpiece of Pedro Maraleida Bernardes. Exponent of the “mineira” art of the 90s. Died in 1999 when he was 22 years of age. Portrayed with sensibility and rigor a critical and acidic vision of the world through use of figures like: men-sex, women-penis, offended men, languages, vomits, ribs, Holy Mothers. For that the artist uses different master techniques such as: collages, paintings, drawings, sculptures, stencils, music, writings. Drawings of organic debris lighten texts, showing the psychic nudity in the corporal integument and spread the crumbs of the existence.

Seleção:
Forum.Doc 2004 – 8o Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo – MG
6º Mostra do Filme Livre – Rio de Janeiro – 2006
Ciclo de Cine Social – Comuna Cerro Navia – Santiago de Chile - 2007.
El Espejo – V Festival Internacional de Cortos y Escuelas de Cine – Bogotá – Colômbia – 2008.
CRITICAS:
EX-VOTO MORAL – ISSO É CINEMA

CAVE, CAVE, DEUS VIDET - Deus tudo vê.

Se o artista enxerga o olho de Deus de forma aguda, onisciente, creio que é para Ele que dedica sua arte. Por Ele, n´Ele, com Ele, na única unidade possível, da Arte. O labor do artista plástico Pedro Moraleida, morto aos 22 anos, em 1999, tornou-se trabalho – na acepção da palavra – quando finalmente ficou pronto o vídeo sobre sua obra. “É proibido jogar futebol no adro desta igreja” documentário que mostra os desenhos, pinturas, esculturas e poemas, que creio, não foram realizados para os mortais ou para o comércio. De súbito somos invadidos pela exposição vívida de suas pinturas e a sensação é de estarmos num retábulo, ou numa sala de ex-votos, diante de insígnias, inscrições, corpos, órgãos que embora sejam, em sua maioria, feitos a lápis ou em acrílica, poderiam ser de cera ou madeira.

Indigestas, as cenas se sucedem e o sentimento é de resignação à beleza, às composições e decomposições cabais. É como se suportássemos junto com Pedro o olhar de Deus e, assim, fizéssemos parte de sua triangulação.

Sávio Leite, diretor, nos convida a penetrar no mundo sacrílego e santo, moral e amoral de Moraleida, encadeando imagens (de vídeo), com o substrato do cinema, utilizando os recursos da modernidade visual que tudo engole - convidando-nos a exercitar a recente capacidade bulímica - de tudo olhar/comer -, hiperfágica. O cineasta “expõe” Pedro em instantâneos hipnóticos que nos privam da liberdade de distanciamento ou de desenvolver pontos de vista. A integração das cenas com os textos e sons é vertiginosa, costurada pela estética ora da cor, da música, ora norteada pela sensibilidade do diretor. O que não as torna mais fáceis. Parece que o encadeamento foi feito a quatro mãos, com a participação de Pedro, agora, do alto do olho que tudo vê.

A captura do olhar, o convencimento da leitura, o enredo estilístico ao mesmo tempo moderno e exuberante, chega enxuto à tela, amparado por um horizonte barroco de “frames” e temas circulares, recorrentes, que induzem à perda da perspectiva. A idéia foi mostrar as possibilidades de deslocamento da imagem, dos rumores e do sentido em todos os rumos, provavelmente como desejaria o artista - vertiginar o espectador.

Ninguém sai indiferente, parece que jogamos várias peladas no adro dessa Igreja. Para mim, no final, os muitos Pedros ficaram girando em sua sinestesia desconcertante.

Creio que o grande legado de Pedro Moraleida foi apontar, com sua vida curta e cromática, a nossa possibilidade mítica de êxtase, e que somos todos, frente à crueza da arte, instáveis, passíveis de desorganizações e distorções da nossa percepção, até da personalidade (ainda que momentaneamente), quer dizer passíveis de sermos neurotizados, ou seja, modernos. Ainda bem.

Beatriz Goulart Marques.

Um comentário:

  1. Convite [Filmes] - V Mostra Internacinal de Curtas-Metragens da Unioeste


    Olá Sávio Leite...

    Sou Renato Fogaça, atual organizador da V Mostra Internacional de Curta-Metragens da Unioeste - Campus de Toledo. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - BRASIL - www.unioeste.br - mostra não competitiva – [www.unioeste.br/mostra - site em processo de atualização]

    Eu te escrevo com o intuito de convidar seu filme "TERRA" a participar em nossa temporada de exibições de 2009 (MOSTRA DE CURTA-METRAGENS E SESSÕES ESPECIAIS) "CICLO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO", e este projeto se tornará um Cine Club (num campo universitário), visando para uma maior aproximação entre o público e o curta-metragem.

    Então Sávio, após o evento seu filme ficará disponível em nossa Galeria com acesso livre aos estudantes, sempre no sistema universitário.
    A principal mídia de exibição é o DVD. Espero novidades de ti sobre mais filmes.


    por favor,
    entre em contato comigo o mais rápido que puder pelo e-mail: cinemaunioeste@gmail.com
    mandei através de comentário em seu blog pois não consegui o seu e-mail.

    atenciosamente,


    --
    Renato Fogaça.
    -----------------------------------------------
    E-mail (messenger): linsbenz@hotmail.com
    Telefone: 45 - 8408 7690

    ResponderExcluir