terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONVERSAÇÕES













A Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e o Centro Universitário UNA, apresentam, do dia 7 a 11 de novembro de 2011, o Seminário Nacional e Mostra Internacional ProjetoConversações – o filme ensaio, o cinema expandido: Corpo e diversidade,produzido por seus alunos.

Em sua 3ª edição, o evento pretende dar seqüência a esta reunião pesquisadoras/es do cinema expandido e do filme ensaio, apresentando ao público obras que refletem o alargamento que a concepção de cinema vem sofrendo nas últimas décadas, apresentando obras que reiteram os cruzamentos da arte contemporânea com o cinema.

A exibição de filmes será acompanhada por palestras e debates com especialistas,ao final da sessão principal. O nosso programa abrange filmes de diversas partes do mundo e do Brasil, alguns inclusive que nunca foram exibidos em Belo Horizonte,como o japonês “Peep TV Show” dirigido por Yutaka Tshchiya.


O evento é gratuito e será realizado no CCBH- Centro cultural Belo Horizonte(Rua da Bahia, 1149); no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537), na Escola de Design da UEMG (Av. Antônio Carlos, 7545) com apresentação das Mostras e Seminário. Indo além dos limites do cinema, será apresentada a performance HAIKAI com o artista Roberson Nunes, dia 08/11/2011 (terça-feira) às 20:00 no Espaço de Convivência do Instituto de Comunicação e Artes da UNA – CampusLiberdade (Rua da Bahia, 1764).

Escola de Design / UEMG


19:30
Palestra
Título: Cinema expandido: o diálogo entre a arte contemporânea e o audiovisual
Palestrante: Sávio Leite


EMENTA

Trata-se aqui de discutir a noção de dispositivo como estratégia narrativa capaz de produzir acontecimento na imagem e no mundo. Ao apropriar-se da realidade, do lugar comum, e em seguida transfigurá-lo, podemos dizer que a arte está dando apenas forma a uma potência política e estética que está na própria existência? Como o audiovisual opera esta passagem?


Sávio Leite

Mestre em Artes visuais com ênfase em cinema, conhecido pelo caráter experimental de suas obras, Sávio Leite é uma das referências no cinema de animação mineiro contemporâneo. Sávio já dirigiu dez curtas e participou de diversos festivais de cinema, sendo premiado diversas vezes no Brasil e no exterior. Criador do Festival MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário