Por João Carlos Sampaio
Três minutos para radiografar Teodoro Sampaio, homem de muitas facetas; pensador, geógrafo, historiador,
engenheiro e escritor. Filho de escrava com padre, homem que se fez por si mesmo, que alforriou seus irmãos de sangue e deu régua e compasso para a criação de um tratado social possível para o país. Um personagem ímpar, nome que batiza duas cidades, que é perfilado com arte em 'Nego', um instantâneo inspirado, forjado pelas mãos da dupla Marko Ajdarić e Sávio Leite.
A composição da dupla é tão simples quanto eficiente. e de uma fala depoimento de Ajdarić, mostrado num preto e branco que se harmoniza com as imagens de duas novelas gráficas. A brasileira Chibata!, de Olinto Gadelha Neto e Hemetério, sobre a histórica rebelião do início do século, e King of Nekrópolis, do croata Danijel Žeželj *, uma trama policial que impressiona pela força das imagens, são folheadas para ilustrar o discurso sobre o biografado.
Essa mescla de imagens de HQs com depoimento ganha auxílio luxuoso de moderna composição erudita do maestro mineiro Andersen Viana, cuja música emoldura as imagens e ajuda a criar a atmosfera que este filme propõe, uma visita a um herói do passado, que virou nome de logradouro, mas não frequenta, como deveria, nossos livros de História.
Sávio e Marko conseguem, em três minutos, em preto e branco (somente há cor num ruído final, que funciona como um marco que data esta presente homenagem), falar sobre Teodoro, sobre brancos e negros, sobre o sonho de relações sociais mais dignas.
Atiçam a curiosidade sobre este homem e fazem de 'Nego' uma carta de intenções, que, após os tais três minutos de duração, continua ecoando na memória de quem assiste. Esta permanência é uma teimosia, como a de Teodoro, a de não aceitar a pequenez que conspira pelo silêncio e contra nossa natural inclinação de sermos grandes.
*Pronuncia-se Jéjélh ´[vale o registro por que obras dele andam em boas casas familiares e do ramo, no Brasil].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário